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Mecanismo de exec.

Mecanismos Gerenciais de Execução

A administração e a gerência financeira do projeto será de responsabilidade da Fundação de Apoio a Pesquisa da UFG - FUNAPE - mediante convênio a ser firmado com a FINEP. Neste projeto serão contratados alguns profissionais para auxiliar em trabalhos específicos a serem realizados em determinadas épocas do projeto. Esses profissionais trabalharão em conjunto com a equipe do projeto, a fim de dar maior celeridade às atividades previstas, e serão contratados diretamente pela FUNAPE. Também poderá ser contrata assistência técnica para manutenção dos equipamentos que serão adquiridos e de equipamentos já existentes na UFG que serão utilizados neste projeto. A contratação desses serviços também será efetivada pela FUNAPE. É prevista no projeto a construção das instalações do NUPEC e a reforma das instalações do NITEC e das salas ambientes nas escolas envolvidas no projeto. Essas atividades serão realizadas por empresas especificamente contratadas para esse fim. Essas contratações serão realizadas pela FUNAPE que também fiscalizará a execução dos serviços com a ajuda dos professores da Escola de Engenharia Civil da UFG. Todas as contratações de obras, serviços e compras de equipamentos serão realizadas pela FUNAPE mediante processo de licitação, de acordo com o estabelecido na legislação federal pertinente. Para aquisição de bens e serviços comuns será empregada a modalidade de pregão eletrônico. O contato com a FUNAPE será realizado pelo coordenador do projeto, ou por algum integrante da equipe por ele indicado, que solicitará e autorizará as contratações de pessoas e aquisições de bens ou serviços.

Para que exista um bom andamento do projeto é necessário que as equipes do NUPEC e da EEC se comuniquem de maneira eficaz e com freqüência. Em especial neste projeto, isto se faz necessário devido a existência de pesquisadores de várias unidades da UFG e de cinco escolas em diferentes regiões da cidade de Goiânia. Sugerimos utilizar as novas tecnologias de rede via computadores (Internet) para disseminar os dados e distribuir as informações necessárias para o bom andamento do projeto. O sítio na Web a ser criado neste projeto pode ser um centro de informação virtual de onde serão distribuídas informações aos participantes de todas as equipes do projeto, tais como: comunicados gerais, relatórios, artigos sobre os temas pesquisados, arquivos para downloads, lista de endereços, telefones e e-mails de todos os participantes, etc. Muitas das informações serão trocadas entre os membros das equipes através de e-mails, fax e telefone. Informações gerais serão centralizadas em dois coordenadores, um do NUPEC e outro da EEC, que serão escolhidos quando do início das atividades do projeto. O contato com as escolas será sempre realizado pelo coordenador do NUPEC.

Várias das atividades previstas neste projeto deverão ter uma pessoa responsável, a qual será escolhida em comum acordo entre os dois coordenadores do projeto. Por exemplo, para a realização das visitas de campo ou em obras de engenharia deverá ser escolhido um professor da EEC, da área específica da visita, que fará o contato e será o responsável pela orientação dos alunos durante a visita. Nessas visitas, os alunos serão acompanhados pelos professores das escolas que auxiliarão para o bom andamento da visita. Dependendo do número de alunos envolvidos nesse projeto, pode-se tornar inviável a participação de todos eles nessas visitas, seja por questão de falta de estrutura das instalações da EEC seja por questões de segurança. Nesse caso, uma possível alternativa seriam várias visitas (o que nem sempre é possível em algumas obras) ou então uma visita com apenas parte dos alunos de cada escola. Esses alunos seriam escolhidos pelas próprias escolas e o conhecimento obtido nas visitas seria transmitido aos demais alunos mediante apresentações de fotos e vídeos por parte dos alunos que participaram das visitas.

Outra atividade que deverá ter participação das escolas é a de inclusão digital. O laboratório de informática a ser implantado neste projeto é modesto e talvez não consiga atender a todos os alunos e professores interessados. Neste caso, a escolha dos participantes nos curso de Internet e de processador de texto ficará sob a responsabilidade da escola pública, na figura de seu dirigente, que poderá delegar essa função a outro professor de sua escolha. As reuniões mensais de avaliação do projeto ficarão sob a responsabilidade da equipe do NUPEC, a qual poderá solicitar a presença de professores do Ensino Médio e dos professores da EEC quando julgar necessário. Neste caso, o contato se realizará diretamente entre os coordenadores do projeto.

O encontro previsto para ser realizado ao final do projeto estará sob a responsabilidade dos dois coordenadores que designarão equipe especifica para esse fim. A divulgação dos resultados do projeto também estará sob responsabilidade dos coordenadores, que deverá procurar ajuda da Secretaria Estadual de Educação e da assessoria de comunicação da UFG para implementar essa divulgação.