Técnicas construtivas
PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO
Concreto Moldado no Local
Construção com concreto moldado no local:
- Formas com escoramentos fixos
- É o processo mais antigo
- Tipologia mais utilizada: ponte em arco
- Escoramentos: pontaletes de madeira ou metálicos
- Deve ser apoiado no terreno e suas deformações devem ser compensadas através de contraflechas
- Divisão da concretagem em trechos inclusive com emprego de retardadores
- Fechamento das juntas: somente após a deformação do escoramento do novo trecho
- Controle permanente do escoramento
- Retirada: após o endurecimento do concreto
Formas sobre escoramentos deslizantes:
- Concreta-se um vão de cada vez e no caso de vigas contínuas até o ponto de momento nulo do vão seguinte
- Junta de acoplamento a 0,2 vezes o comprimento do vão
- Formas são retiradas juntamente com o escoramento após a protensão do vão já concretado
- Processo prático quando se tem terreno plano, solo resistente e a ponte não muito acima do nível do terreno
- Para pontes longas em terrenos não planos são utilizadas treliças metálicas que se deslocam de vão em vão por rolamento sobre vigas transversais aparafusadas nos pilares
Balanços sucessivos:
- Aplicável a qualquer tipo de tipologia (viga contínua, arco, tirantes)
- Foi empregado inicialmente na construção de grandes pontes fluviais - princípio: a partir de um escoramento e formas executadas em balanço, concretase a cada 3 dias um trecho
- A estabilidade do processo exige um engastamento garantido do balanço no pilar de partida.
- Treliças metálicas: avança-se simetricamente com dispositivo de deslocamento de forma até a metade do vão subseqüente -os trechos são protendidos de maneira que funcionem em balanço´
Construção com pré-moldados
- Elementos pré-moldados sobre o vão inteiro
- Economia: exige padronização
- Exige dispositivos de elevação
- Meios de transporte para as peças
- Regra: subdivisão da largura da ponte em faixas longitudinais ou em vigas principais
- Ligação: juntas de concreto moldado no Local
– Segmentos (aduelas) pré-moldados
- Pontes muito longas
- Aduelas
- 3 a 8m dependendo dos dispositivos de elevação e transporte
- São penduradas em treliças metálicas ou colocadas sobre treliças
- Protendidas em conjunto
- A execução pode ser feita em balanços sucessivos, entretanto deve-se ter cuidado em evitar qualquer tipo de tração na junta ( grau de protensão é 20% a 30% maior que no caso de concretagem no local)
Construção por deslocamentos progressivos
- Reúne as vantagens da produção em canteiro com as do concreto moldado no local
- Os elementos que constituem a superestrutura da ponte são concretados, protendidos, desmoldados e então deslocados sobre apoios deslizantes por meio de macacos hidráulicos.
- Adequado para pontes com no mínimo 150m de extensão e 3 vãos no mínimo.
Construção Metálica
Das primeiras obras - como a Ponte Ironbridge na Inglaterra, de 1779 - aos ultramodernos edifícios que se multiplicaram pelas grandes cidades, a arquitetura em aço sempre esteve associada à idéia de modernidade, inovação e vanguarda, traduzida em obras de grande expressão arquitetônica e que invariavelmente traziam o aço aparente.
A competitividade da construção metálica tem possibilitado a utilização do aço em obras como: edifícios de escritórios e apartamentos, residências, habitações populares, pontes, passarelas, viadutos, galpões, supermercados, shopping centers, lojas, postos de gasolina, aeroportos e terminais rodo-ferroviários, ginásios esportivos, torres de transmissão, etc.
É necessário um bom detalhamento do projeto estrutural que leve em conta possíveis interferências com os projetos de instalações elétricas, hidráulicas, ar condicionado, etc. e evitar improvisações no canteiro de obras. Independentemente do tipo de aço e do esquema de pintura empregados, alguns cuidados básicos nas etapas de projeto, fabricação e montagem da estrutura podem contribuir significativamente para melhorar a resistência à corrosão:
• Evitar regiões de empoçamento de água e deposição de resíduos
• Prever furos de drenagem em quantidade e tamanho suficiente
• Permitir a circulação de ar por todas as faces dos perfis para facilitar a secagem
• Garantir espaço suficiente e acesso para realização de manutenção (pintura, etc.)
• Impedir o contato direto de outros metais com o aço para evitar o fenômeno de corrosão galvânica.
• Evitar peças semi-enterradas ou semi-submersas. A escolha criteriosa entre um sistema de ligação soldado e/ou parafusado, pode significar uma obra mais econômica e tornar a montagem mais rápida e funcional. A tendência na área de construção é de aumentar a utilização das estruturas metálicas, ainda carente no Brasil por um fato cultural e histórico. Com a existência de fábricas maiores e de projetos mais sofisticados, aliados à maior experiência, a quantidade de estruturas metálicas para grandes obras tem aumentado. Alvenaria Estrutural Processo construtivo que se caracteriza pelo uso de paredes como principal estrutura suporte do edifício, dimensionada através de cálculo racional. No sistema convencional de construção, as paredes apenas fecham os vãos entre pilares e vigas, elementos encarregados de receber o peso da obra. Por outro lado, na alvenaria estrutural esses elementos são desnecessários, pois as paredes - chamadas portantes - distribuem a carga uniformemente ao longo dos alicerces. Para erguê-las, é preciso usar blocos especiais, mais resistentes que as peças de vedação. Eles podem ser de concreto, cerâmicos, sílico-calcários ou de concreto celular, sendo também possível recorrer aos tijolos maciços, assentados com juntas desencontradas e amarrados com ferragens. A utilização desse sistema permite diminuição significativa no custo da obra, porém é preciso que os projetos, mais detalhados, já sejam elaborados considerando a modulação dos blocos e as características da solução, pois as etapas de construção são diferentes. A alvenaria estrutural também possibilita economia no tempo de execução e na mão de obra. Como são furados, os blocos permitem a passagem de ferragens (quando necessárias) e de instalações elétricas e hidráulicas, evitando quebras posteriores nas paredes. Dessa forma, quando totalmente erguida, a superfície está pronta para receber revestimento de gesso e, depois, pintura, dispensando reboco e massas grossa e fina.
As estruturas metálicas permitem grande flexibilidade quando o assunto é a escolha dos sistemas de fechamento horizontal (lajes) e vertical (paredes). De maneira geral, podemos dizer que é possível utilizar todas as alternativas de fechamento existentes no mercado, desde as mais convencionais até as mais inovadoras. A especificação dependerá do tipo de projeto e de suas características específicas: exigências econômicas, estéticas, necessidade de rapidez de execução, etc.
Contudo, a alvenaria estrutural pode apresentar limitações para a realização futura de reformas e mesmo ampliações na construção; para estas últimas, uma boa alternativa é já considerar eventuais modificações durante a elaboração do projeto.