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Histórico Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho

                      

Histórico do Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho

 

 

 

O Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho foi criado em 01 de janeiro de 1983, na Avenida Joel Marcelino de Oliveira – Vila Fim social, Goiânia – Goiás. Em 1984 foi transferido para Rua VF 64 C/ 66, QD. 49 – Vila Fim social, com 5 salas de aula,   sendo ampliado com  mais 5,  em 1985 e com mais  3,  em 1991.

 

 O colégio está estruturado em quatro pavilhões sendo um administrativo e três pedagógicos para atender o ensino fundamental de 7° ao 9º ano e Ensino Médio, tem, atualmente, 11 salas de aula, 1 recepção, 1 sala de professores, 1 cantina, 1 diretoria, 2 depósitos, 1 cozinha, 1 secretaria,  pátio descoberto, 2 banheiros, 1 biblioteca, 1 laboratório de Informática e 1 laboratório móvel  de Química.

 

Atendemos alunos no Ensino Fundamental do 7° ao 9° ano e no Ensino Médio  do 1° ao 3° ano, com disponibilidade de aproximadamente 1480 vagas.

 

Nosso corpo docente é composto de 39 professores  graduados nas disciplinas que  ministram e 40 servidores administrativos.  A comunidade escolar consciente do seu papel social propõe a melhoria do ensino e da aprendizagem, considerando a escola como espaço comprometido com o desenvolvimento total da pessoa, visando continuamente a formação de cidadãos capazes de transformar sua realidade.

 

 

 

Identificação da Instituição

 

 

 

Dados gerais

 

·   Denominação: Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho

 

·   Endereço: Rua 64 c/ 66 Q 49  Vila  Finsocial.

 

·   Natureza: Pública.

 

·   Finalidade: Prestação de Serviços Educacionais

 

·   Ato Constituído: Portaria 004/83 de 10/01/1983

 

·   Portaria 004/83 para  implantação  da 1 ª  a 4ª série

 

·   Portaria 069/85 para implantação da 5ª a 8ª série

 

·   Portaria 3396/97 para implantação 1º ao 3º ano do Ensino Médio.                                

 

·   Responsável: Nair Odete da Fonseca Andrade.

 

 

 

·   Data de Fundação: Tendo o início de suas atividades em 01 de janeiro de 1983.

 

 

 

Cursos que são Oferecidos:

 

·   Ensino Fundamental: 7º ao 9º anos

 

·   Ensino Médio: Regular

 

 

 

 

 

Período de atendimento:

 

·   Turno Matutino

 

·   Turno Vespertino

 

·   Turno Noturno

 
 

Filosofia da Instituição

 

         O Colégio que queremos é aquele que prepare o aluno para enfrentar o mundo atual, como cidadão participativo, crítico, conhecedor de seus direitos e deveres que transcenda os conteúdos curriculares, e integra nas questões contemporâneas, no meio ambiente na saúde, na sexualidade, as questões éticas relativas à igualdade de direitos, à dignidade do ser humano e à solidariedade, onde os profissionais reflitam constantemente a respeito dos problemas educacionais não só da própria unidade escolar, mas da Comunidade, da cidade, do Estado e do País.

 

Objetivos

 

 

 

Estimular o colégio na construção coletiva de um projeto educacional de inclusão social na perspectiva da diversidade cultural, na formação da cidadania no que se refere à cultura de matriz afro-brasileira conforme a Lei nº 10.639/03.

 

Resgatar uma educação que seja capaz de interferir no processo global do ser humano, de capacidades, que permitam na realidade, transformá-la, garantido acesso, a permanência e a promoção dos alunos na Educação Básica, tendo em vista vincular a educação com a prática e o mundo do trabalho, consolidando a preparação para o trabalho consciente.

 

Desenvolver ações educacionais coletivas visando pontos comuns de trabalho da comunidade escolar: autonomia, interação e cooperação, atenção à diversidade, disponibilidade para a aprendizagem, organização do trabalho escolar – gestão de tempo, seleção de recursos didáticos e decisões sobre o processo de avaliação.

 

 

 

Organização Didática – Pedagógica

 

 

 

O Grupo Gestor e Equipe Pedagógica do Colégio, para melhor organização didática - pedagógica maior relacionamento entre os membros da comunidade educativa propõe, como prioridade, a assistência ao corpo administrativo, docente e discente: Da forma a seguir:

 

_ Incentivar a participação dos professores às reuniões, debates e encontros pedagógicos;

 

_ Proporcionar em consenso com a coordenação e professores encaminhamentos que garantam a participação dos pais no colégio para reuniões, palestras e sugestões, no sentido de viabilizar a execução a avaliação e planejamento do Projeto Político-Pedagógico.

 

_ Assessorar os professores em suas dificuldades de relacionar conteúdos;

 

_ Favorecer a articulação vertical e horizontal dos conteúdos pedagógicos, promovendo a construção de estratégias interdisciplinares;

 

_ Acompanhar juntamente com o professor, o Coordenador Pedagógico, o aluno com dificuldades de aprendizagem;

 

_ Participar da execução, reflexão e avaliação do Projeto Político – Pedagógico;

 

_ Orientar, coordenar e acompanhar o planejamento, dando ao professor subsídios para o crescimento na sua prática educativa;

 

_ Acompanhar o desenvolvimento do aluno e auxiliar o professor na análise da sua turma;

 

_ Acompanhar o professor no preenchimento das fichas de avaliação e Diário de Classe.

 

 

 

 Metas

 

 

 

O Colégio pretende realizar uma nova proposta de trabalho envolvendo Projetos Específicos voltados para as necessidades dos alunos, buscando também a qualidade do ensino.

 

Tornando o aluno sujeito ao seu conhecimento procuraremos despertar no mesmo a consciência crítica e a inserção nas pesquisas, observações, registros de dados coletados como forma de produção do saber.

 

Como forma mais eficiente de organização desta proposta é de suma importância o comprometimento de todos envolvidos: Metas a serem desenvolvidas:

 

_ Discutir com os professores os conteúdos, de forma dinâmica, adaptando-os conforme a realidade da turma;

 

_ Planejar atividades juntamente com os professores, enriquecendo-as com novas técnicas de trabalho como: Murais, pesquisas, experimentos, excursões, painéis, etc.

 

_ Exposição de trabalhos,  para apreciação dos alunos, pais e comunidade local.

 

_ Desenvolvimento de projetos Específicos que visam contribuir com aspectos sócio-culturais e econômicos, conforme as necessidades da nossa comunidade Escolar.

 

_ Obter os mecanismos indispensáveis para o conhecimento de um Brasil fortemente marcado pela cultura africana, na expectativa de mudança da mentalidade preconceituosa.

 

 

 

Estrutura organizacional

 

 

 

·   Diretor

 

·   Vice-diretor

 

·   Secretaria Geral

 

·   Coordenação

 

·   Professores

 

·   Auxiliares diversos

 

·   Aluno

 

·   Biblioteca

 

·   Laboratórios

 

 

 

 Recursos

 

 

 

Televisão, som, vídeo cassete, dvd, fitas cassete, fitas de vídeo(assuntos diversos), livros didáticos, jogos, computadores, filmadora, câmera digital, retroprojetor, copiadora.